30 motivos para usar o Linux
Instalação
Não há mais mistérios em se instalar um sistema Linux, cada distro tem algo em particular, mas em seu todo, todos seguem o mesmo princípio. Um sistema Linux é compatível com várias plataformas de hardware, sendo necessário apenas você baixar a versão para a qual irá necessitar trabalhar, isto é: i386, alpha, arm, hppa, hurd-i386, ia64, m68k, mipsel, mips, powerpc, s390, sh, sparc.
Para maiores detalhes sobre a estrutura do Linux, veja este artigo:
A versão que você irá baixar para instalar em seu computador pessoal será a x86, ou melhor dizendo, i386, i586 ou i686, que é como ele pode estar sendo apresentado em mirrors de downloads. Você pode baixar qualquer versão no site linuxiso.org.
Inicialmente, sempre aconselho novos usuários a pegarem o Mandrake e recentemente tenho falado muito do Kurumin. O motivo é simples, fácil de se instalar e reconhece praticamente tudo de cara, a não ser é claro os famosos winmodens que em alguns casos ainda causam transtornos, mas que tem perdido a sua preocupação com os scripts de "Ativar Suporte a Softmodems" que lhe ajudam a reconhecer, localizar e instalar a grande demanda que tem no mercado.
Mas, além disso, acho que o grande avanço do mundo Linux em relação à instalação se deve por causa do APT (Advanced Packaging Toll - ou - Ferramentas de Empacotamento Avançado) criado pelo projeto Debian. Não estou dizendo que por causa disso você só deve usar o Debian, digo que o grande avanço se deve à ele, porque estimulou outras distros a criarem ferramentas semelhantes para amenizar o trauma de instalação de novos pacotes no Linux.
Mas o que é o APT
O apt é uma ferramenta que após a instalação do sistema lhe auxilia na instalação, reinstalação, atualização e remoção de pacotes no Linux. Com ele temos a vantagem de se quisermos instalar um programa que necessita de dependências (outros pacotes) pra funcionar corretamente, o próprio apt se encarrega de localizar e instalar pra gente.
No que isso facilita a vida?
Se você baixa um pacote com extensão .tar.gz ou tar.bz2 da net, e é praticamente certo que ali se encontre os sources do programa, tudo em modo texto, no qual você necessitará compilar para que ele se torne um programa capaz de executar a sua tarefa. Além disso, você necessitará antes de compilar, de ferramentas de compactação para fazer a sua descompactação do mesmo, então na verdade você necessitará de alguns pacotes instalados previamente para que se possa usufruir desta ferramenta.
Você necessitará então de:
Ferramentas de compactação tipo - tar, bzip e etc. No qual executará os comandos como:
# tar -xvfz pacote.tar.gz
# bunzip2 pacote.tar.bz2
Ferramentas de compilação - make, gcc e etc. No qual executará comandos tipo:
# ./configure
# make
# make install
Se você baixa pacotes com extensão .rpm ou .deb, você terá de usar as ferramentas adequadas para fazer a sua instalação, no qual pode ficar preso nas dependências que possivelmente não estarão instaladas, desta forma terá que localizar seus pacotes e ir instalando até que tudo se resolva.
Comandos que geralmente teria que usar:
# rpm -ivh pacote.rpm
# dpkg -i pacote.deb
...e a cada nova solicitação de dependência, você teria que localizar seu pacote e instalar antes de tentar novamente.
Mas como disse, o APT veio revolucionar a instalação de novos pacotes, e estimulou outras distros a utilizarem seus recursos ou criar similares. Com por exemplo:
A Conectiva Linuxjá utiliza o APT há um bom tempo, para não entrar muito em detalhes, veja este artigo do Cabelo:
O SuSEtambém tem a habilidade de ser auxiliado em suas instalações com o APT, veja o artigo do Faiper:
O Slackwarepor sua vez, fez um clone do APT com a ferramenta SLAPT-GET, veja o artigo do Lordello:
O Red Hat por sua vez, ao abandonar seu projeto e dar vez ao Fedora Core, fez seu clone do APT com o YUM, veja o artigo do Oki:
Veja quantos motivos para não dizer nunca mais que a instalação de um programa no Linux é difícil.
Como usuário do Debian, vou demonstrar como é fácil saber se o programa que você deseja instalar já está disponível em algum mirror para que seja feita facilmente a instalação via apt.
Ah, para ressaltar ainda mais o uso do apt, veja esta dica que postei há um tempo atrás:
Localizando mirrors
Quando fico sabendo de um novo programa e penso em testá-lo, primeiro tento buscar informações sobre ele no shell com o comando:
# apt-cache search nome Se não for listado nada, recorro ao site do apt (
www.apt-get.org).
Ao ser aberto o site, clico na opção:
Search for a package E no campo:
Enter a package name or regular expression digito o nome do programa que desejo buscas.
Para vocês entenderem, digitei o seguinte nome neste campo:
GKRELLM, que é um painel que monitora as condições de seu sistema, como CPU, Processador, Discos e etc...
Bastando agora você copiar a linha do mirror de onde você poderá baixar os arquivos para esta instalação para o arquivo
/etc/apt/sources.list, tipo:
# vim /etc/apt/sources.list
deb https://trang.dorms.spbu.ru/debian-local/ sid/
OBS: Você pode usar qualquer editor para fazer isto, mas se quiser aprender a mexer com o Vim, de uma olhada neste link:
Após isso, salve o arquivo e rode o comando abaixo para atualizar a lista:
# apt-get update
E para instalar o gkrellm, digite o comando a seguir:
# apt-get install gkrellm
Mais detalhes de como deixar seu Debian perfeito, acesse este link:
Ambiente gráfico
Outra coisa que geralmente vejo as pessoas se queixando é sobre o ambiente do
Linux. "Poxa! O Linux não tem um ambiente amigável como o Windows!". Dá pra acreditar nisso!?! :)
Caros amigos, os ambientes... perceberam, "
os ambientes" do Linux (pois temos diversos ambientes gráficos para uso) dão de 10 a zero no modesto Windows.
A nossa vantagem é que podemos escolher o ambiente de acordo com a nossa necessidade, recursos de hardware e preferência de inovação mesmo.
Seus nomes são:
- Blackbox
- Blanes
- Enlightenment
- Fluxbox
- Gnome
- IceWM
- KDE
- QVWM
- TWM
- WindowMaker
- Xfce
- XFWM
Se esqueci de algum, me desculpem, mas a inovação é tão grande que a cada momento pode surgir um novo ambiente...
Vou falar apenas de alguns, dos quais estou mais habituado a trabalhar.
WindowMaker
É um dos preferidos da galera da programação. Por ser um ambiente muito leve, é ótimo para se trabalhar e testar os projetos durante o desenvolvimento. Atualmente estou utilizando-o para o desenvolvimento de minhas atividades.
A primeira vista parece ser um desktop vazio, sem atrativos, mas é só adicionar temas e ver a agilidade em seu uso, que todos acabam gostando dele.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install wmaker wmakerconf wmakerconf-data
Blackbox
Segue o mesmo padrão do WindowMaker. É um dos aconselháveis para uso em máquinas mais antigas, por ser leve e ocupar poucos recursos, dará um melhor aproveitamento do ambiente gráfico nestas máquinas, fazendo assim com que o usuário iniciante não perca o estímulo pelo uso do Linux.
Gosto de suas peculiaridades em relação às suas janelas, como ativá-las apenas posicionando o mouse sobre elas e de minimizar seu tamanho deixando a barra de título em sua posição atual.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install blackbox
KDE
É um dos carros chefes do Linux quando se fala em ambiente gráfico, numa instalação padrão, geralmente é ele que será instalado.
Sua vantagem, e é o que faz ele ser um ambiente pesado para certas máquinas, é que ele já adiciona diversos aplicativos e recursos para o uso do sistema, sem dúvida alguma dá de 10 a zero em uma máquina com o Windows, sem falar na grande demanda de themes que podemos pegar na net e tornar o seu visual muito atrativo.
Quando quero fazer com que alguém se encante com a aparência do Linux, é este ambiente que mostro...
Para instalar, use o comando:
# apt-get install kde kde-i18n-ptbr
Gnome
Outro ambiente que é um dos carros chefes do Linux, mas este, é menos pesado do que o KDE e também possui uma diversidade grande de recursos presentes em sua instalação padrão. Tem uma enorme legião de fãs pelo mundo afora. Quem nunca viu a marca do pezinho associado ao Linux? Difícil não ter visto!
Estou fascinado com esta versão 2.6, muito boa mesmo...
Para instalar, use o comando:
# apt-get install gnome
Para conhecer mais sobre o visual de cada ambiente gráfico, de uma olhada na sessão screenshots do Viva o Linux.
Aplicativos
Outro ponto que era considerado empecilho para novos adeptos ao
Linux, eram os softwares e aplicativos, mas hoje já não se pode utilizar isto como barreira ou desculpa. É claro que se você fizer uma classificação, veremos que existem áreas em que somos mais ou menos providos em relação a recursos, mas mesmo assim, temos uma demanda enorme de produtos para utilizar.
Vamos a alguns que podem ser destaque, começaremos por aplicações que são comumente usadas no Windows:
OpenOffice
Não deixa nada a desejar para o pacote Office da Microsoft, é claro que para um usuário acostumado com o Windows, há de se fazer uma certa adaptação para encontrar e utilizar os mesmo recursos que, em alguns casos, estão em localidades e com nomes diferentes, mas nada que atrapalhe.
Para instalar, use os comandos abaixo:
Instalar compatibilidade com fontes TrueType:
# apt-get install ttf-freefont Instalar o OpenOffice e o dicionário em português:
#apt-get install openoffice.org-l10n-pt-br myspell-pt-br OBS: Maiores informações você encontra no projeto OpenOffice:
https://www.openoffice.org.br, que é a versão brasileira do site.
Rekall
Um dos problemas ou diferenças encontradas no OpenOffice em relação ao Office da Microsoft, é que o Access não é semelhante e nem muito atrativo, mas nada que devemos nos preocupar, pois temos o
Rekall.
O
Rekall Revealed é uma ferramenta que lembra muito o MS Access, com ele é possível fazer além da criação de sua base de dados, o uso de tabelas, formulários, extração de relatórios e um ambiente gráfico para interação.
Até o presente momento, não havia mirrors para instalação via
apt, por isso você deve baixar seus sources do site oficial.
Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://www.rekallrevealed.org/
Sodipodi
Este é o nosso software para os adeptos do
Corel Draw. A princípio pode ter um visual diferente, mas após se acostumar a utilizar suas ferramentas, você poderá perceber que ele é muito amigável e o que é melhor, possui uma qualidade de definição em seus desenhos vetoriais que podem ser comparadas ou até deixar o Corel de lado, mais aí é com vocês... hehehe
Para instalar, use o comando:
# apt-get install sodipodi Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://sodipodi.sourceforge.net
Gimp
Presente há muito tempo na instalação padrão da maioria das distros, é um software que tem muito valor. Seria o nosso rival para o Photoshop. Este é um excelente software para criação de imagens que usam o padrão pixels. Se você pesquisar na net, verá que a maioria dos desenhos que encontramos nos sites relacionados a Linux foram feitos nele.
Acrescente estas linhas em seu sources.list:
deb https://mars.iti.pk.edu.pl/~jakub/dist/sarge ./
Para instalar, use os comandos:
# apt-get update
# apt-get install gimp Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://www.gimp.org
F4lm
O F4lm é um Flash for Linux... isto mesmo! Este é um projeto recente, iniciado em Julho de 2003 às custas de uma competição entre universidades, mas que já demonstra uma boa perspectiva de trabalho ao usar seus recursos.
Acrescente estas linhas em seu
sources.list:
deb https://debian.penree.com binary/
Para instalar, use os comandos:
# apt-get update
# apt-get install f4lm Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://f4l.sourceforge.net/
Scribus
O Scribus seria um equivalente ao Corel Ventura, Quark Xpress, PageMaker e InDesign. Oferece para os usuários Unix e Linux, um ambiente versátil com disposição de páginas amigáveis para o desenvolvimento de seu trabalho. Suporta os formatos gráficos certificados como, .eps, .tiff, .jpeg, .jpg, .png, .xpm, além de se poder criar seus desenhos vetoriais.
Ele possui bibliotecas que lhe permitem exportar seus trabalhos para os formatos Postscripte PDF e SVG.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install scribus Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://www.scribus.org.uk/
Sylpheed
O Sylpheed é um cliente de e-mails bem leve, que ocupa cerca de 3MB no disco, poderíamos compará-lo ao Outlook Express. Seu uso é bem simples, pois sua finalidade é ser um eficiente software para apenas receber e enviar e-mails.
OBS: Não se assuste com o screenshot oficial que está em japonês!!!
Para instalar, use o comando:
# apt-get install sylpheed
Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://sylpheed.good-day.net/index.cgi.en
Evolution
O Ximian Evolution é um completo software para gerenciamento de emails, ele pode ser considerado hoje um dos carros chefes do Linux para se opor ao Microsoft Exchange e Lotus Notes.
Além do gerenciamento de emails, ele agrega os serviços de Sumário, Calendário, Notas e Contatos. Sem contar que você pode transferir com segurança seus dados que estão no Exchange e Lotus.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install evolution
Diversão e lazer
Temos muitas opções para a diversão e lazer dentro do
Linux, veja algumas delas:
Licq
O
licq é um tradicional software de ICQ do Linux, com ele você pode se comunicar com diversas pessoas pelo mundo a fora, tudo com a maior comodidade e com um visual muito atrativo.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install licq Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://www.licq.org/
SIM - Simple Instant Messenger
Este é um software de mensagens que tem realmente se mostrado muito bom. Leve e de fácil utilização tem seu destaque ao apresentar a entrada de um contato ou uma mensagem enviada com uma frase na cor verde no canto inferior esquerdo da tela, de maneira suave e sem incomodar, o que é muito importante...
Ele sustenta os protocolos do ICQ, MSN, AIM.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install sim Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://sim-icq.sourceforge.net
Amsn
Outro utilitário de mensagens eletrônicas, podendo se dizer verdadeiramente um clone do
Messenger da Microsoft, sendo que totalmente personalizado para o nosso pingüim..., é o AMSN.
Sua única desvantagem em relação ao Windows, é que com ele não é possível conversar por voz e vídeo. Isto até a versão 0.90 no qual estou me baseando para escrever este artigo, mas não duvido que em pouco tempo, isto já terá sido contornado.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install amsn Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://amsn.sourceforge.net
GnomeMeeting
Para contornar este problema de conversar de audio e vídeo, temos o
GnomeMeeting, que podemos dizer ser um clone do Netmeeting do Windows. Muito útil para se fazer teleconferências, podendo ser um bom aliado em demonstrações de produtos à distância.
Acrescente estas linhas em seu sources.list:
deb https://snapshots.seconix.com/debian/ sid main
deb-src https://snapshots.seconix.com/debian/ sid main
Para instalar, use os comandos:
# apt-get update
# apt-get install gnomemeeting Maiores informações você pode encontrar no seguinte endereço:
https://www.gnomemeeting.org
VLC - VideoLAN Client
Tá afim de assistir um filme no Linux, um DVD, por exemplo... então essa é uma boa pedida para você. O VLC é um reprodutor multimídia que suporta vários formatos. Poderíamos compará-lo ao
Windows Media Player, mas ele é bem superior neste sentido, suportando os formatos MPEG-1, MPEG-2 e MPEG-4, arquivos DivX, DVDs e VCDs, etc...
Acrescente estas linhas em seu sources.list:
deb https://download.videolan.org/pub/videolan/debian sid main
deb-src https://download.videolan.org/pub/videolan/debian sid main
Para instalar digite os comandos:
# apt-get update
# apt-get install wxvlc libdvdcss2 Para maiores informações, visite o site:
https://www.videolan.org
XMMS
Este é o mais popular software para reprodução de arquivos de audio no Linux. Simples e prático de usar, suporta praticamente todos os formatos como mp3, wav e etc. Outra opção para não deixar passar despercebido.
Para instalar:
# apt-get install xmms xmms-cdread xmms-fmradio
Desenvolvimento
Vamos ver agora algumas das melhores ferramentas para o desenvolvimento de programas ou tarefas que lhes vão ser úteis em seu dia-a-dia de trabalho ou mesmo sustento.
Apache - PHP - MySQL
Este trio já tem muita história pra contar...
O Apache é o servidor WEB mais utilizado do mundo, dispensa apresentações, mas nunca é demais citá-lo... Para usuário do Windows IIS, xiiii... deixa pra lá...
Para maiores informações sobre o Apache, visite o site:
https://www.apache.org/ O
PHP é outro que já fez muito por este mundo a fora, utilizado para o desenvolvimento de páginas dinâmicas, é uma poderosa ferramenta para criação de sites de internet e intranets.
Para maiores informações sobre o PHP, visite o site:
https://www.php.net/ MySQL, pra não deixar por menos, é um dos grandes avanços em relação a bancos de dados voltados para o meio web, poderoso e consistente não deixa nada a desejar em relação a outros do mercado.
Para maiores informações sobre MySQL, visite o site:
https://www.mysql.com/ Para fazer a instalação do conjunto completo (Apache, PHP e Mysql), use o comando abaixo:
# apt-get install apache php4-mysql php4-gd mysq-server mysql-client OBS: O ambiente Apache, PHP e MySQL é chamado de L.A.M.P. entre os desenvolvedores web. L.A.M.P. vem de
Linux, Apache, Mysql and PHP.
Kylix
Para os adeptos da programação em Delphi, o seu irmão Kylix taí para contemplá-los com as vantagens que o Linux lhe dá, ser um sistema consistente e seguro.
Se a sua preocupação seria esta, você já pode pegar o Linux e continuar desenvolvendo seus projetos com o mesmo ambiente que você já estava acostumado.
Acrescente esta linha em seu sources.list:
deb https://cloxten.sourceforge.net/apt/cloxten/latest/Debian/woody ./
Para instalar, use estes comandos:
# apt-get update
# apt-get install kylix-libqt Para maiores informações, visite o site:
https://www.borland.com/kylix/
Hbasic
Outro forte candidato a obter novos adeptos para o mundo Linux em se tratando de programação. Para os apaixonados pelo Visual Basic, está aí o Hbasic para mostrar que o Linux tem de tudo e não tá prosa... hehehe
Como não temos pacote dele para o Debian, vamos ter que baixar seu source e compilar ele pra fazer a instalação.
Para download, clique no link abaixo e salve no diretório
/usr/src:
https://umn.dl.sourceforge.net/sourceforge/hbasic/HBasic-0.9.9_i.tar.gz Agora vamos descompactar o pacote:
# tar -xvzf HBasic-0.9.9_i.tar.gz
Entre no diretório e use os seguintes comandos:
# cd HBasic-0.9.9i
# ./configure
# make
# make install Para maiores informações, visite o site:
https://hbasic.sourceforge.net/
DBDesigner
"Editor visual para criação de banco de dados mySQL que integra criação, modelagem, desenvolvimento e manutenção dos bancos em um ambiente simples e agradável. Comparável com produtos como Oracle's Designer, IBM's Relational Rose, CA Erwin. O DBDesigner é OpenSource distribuído sobre a licença GPL. Simplesmente um MUST HAVE para desenvolvedores e DBA's em geral!"
Acho que não preciso falar mais nada, né!
Ainda não temos pacote dele para Debian, mas podemos baixar seu binário e executar o programa.
Para fazer o download, clique no link abaixo e salve no diretório
/usr/src/:
https://stud4.tuwien.ac.at/~e9327434/downloads/DBDesigner4.0.5.4.tar.gz Vamos descompactar o pacote:
# tar -xvzf DBDesigner4.0.5.4.tar.gz Entre no diretório e use o seguinte comando para já executar o programa:
# cd DBDesigner4
# ./startdbd Para maiores informações, visite o site:
https://www.fabforce.net/dbdesigner4/
ArgoUML
Mais uma boa pedida para os desenvolvedores. Para aqueles que são adeptos do Rational Rose, ferramenta Case para Windows, o ArgoUML tá aí pra mostrar seu valor, sendo uma ferramenta para modelagem que ajuda você a construir seus projetos usando as técnicas da UML.
Acrescente esta linha em seu sources.list:
deb https://http.us.debian.org/debian/ ../project/experimental main contrib non-free
Para instalar, use os comandos:
# apt-get update
# apt-get install argouml
Segurança
A segurança hoje é o ponto fundamental de qualquer sistema, principalmente em máquinas interligadas por redes, onde o simples tráfego de informação já se torna um risco para a empresa, mesmo sendo apenas dentro de seu ambiente de trabalho. Veja abaixo algumas ferramentas para sanar estas preocupações:
Nmap Front End
O Nmap é uma excelente ferramenta para se testar vulnerabilidades de uma rede, com ela é possível fazer a verificação das portas das máquinas em uma rede, examinando cada brecha aberta que poderia ser um local de invasão. Sua versão front end se torna um atrativo para aqueles que não estão acostumados com sua estrutura de linha de comando. Está é uma ótima opção para testes de segurança.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install nmapfe Para maiores informações, visite o site:
https://www.insecure.org/nmap/
FwBuilder
Toda rede que se preze, precisa de um firewall! E está é uma excelente ferramenta que irá lhe ajudar a criar as definições de segurança.
Para os usuários do kernel 2.4 que já estão acostumados a usar o
iptables, esta ferramenta vem complementar o trabalho, tornando a criação das regras uma tarefa simples e com uma vantagem, ao criar grupos diferentes que possam utilizar de regras parecidas, você pode usar o mouse para clicar e arrastar, transportando estas definições para outros grupos, tudo isso em um ambiente bem amigável.
Para instalar, use o comando:
# apt-get install fwbuilder-iptables Para maiores informações, visite o site:
https://www.fwbuilder.org/
Squid
Precisa de um proxy para determinar o que seus usuário poderão ver ou não ao utilizar a internet de sua rede? Então está é a ferramenta que você está precisando.
O
Squid é uma das melhores ferramentas de proxy do mercado, com ele e possível criar diferentes regras para diferentes usuários, de maneira a preservar a liberdade de uns e privar determinados usuários de acessarem páginas ou serviços específicos.
Sarg
O SARG seria um acessório para o Squid. Ele é uma ferramenta que faz uma análise das tentativas de acesso e acessos propriamente dito. Com estas informações ele cria um relatório.
Estas duas ferramentas são uma forte aliada para manter o controle do que está acontecendo em sua rede...
Para instalar as duas ferramentas, use o comando:
# apt-get install squid sarg Para maiores informações sobre o Squid, visite o site:
https://www.squid-cache.org/ Para maiores informações sobre o SARG, visite o site:
https://sarg.sourceforge.net/ Para aprender a configurar estas ferramentas visite os links abaixo:
IDS Snort
Um IDS (Intrusion Detection System) é uma ferramenta que analisa o tráfego da rede e registra tentativas de invasão. Com ele é possível se estudar os métodos utilizados por estes "propensos invasores" e com base nestes relatórios, criar novas regras de segurança.
Para este tipo de serviço o
Snort é a ferramenta mais utilizada atualmente em servidores espalhados pela internet. Além de seu uso em
Linux, está disponível também para Windows, podendo ser baixado em suas duas versões em seu site.
Acrescente esta linha em seu
sources.list:
deb https://people.debian.org/~ssmeenk/snort-stable-i386/ ./
Para instalar, use o comando:
# apt-get install snort
Ao invés de tentar instalar pelo comando apt-get, aconselho a dar uma lida neste artigo que ensina a configurar o Snort: